Protocolo de Cintilografia de Corpo Inteiro com 67GA para Processos Infecciosos e Inflamatórios
Indicações Clínicas
Localização de foco de febre com origem desconhecida; imagens mediastinais e pulmonares de pacientes imunodeprimidos; detecção de inflamação miocárdica ou pericárdica; a avaliação e acompanhamento de doença pulmonar induzida por drogas como bleomicina, amiodarona; detecção de infecção do espaço em disco e osteomielite vertebral; a detecção e localização de linfomas de Hodgkin e não Hodgkin.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF.
Interações Medicamentosas
Antibióticos podem causar hipercaptação intestinal; metoclopramida, reserpina, fenotiazinas, contraceptivos orais e dietilestilbestrol podem intensificar a captação mamária. Amiodarona, bleomicina, busulfan, nitrofurantoína, cytoxan, metotrexato, procarbazina, vincristina ou o abuso de drogas podem gerar hipercaptação em região pulmonar; a fenitoína, em pacientes com evidência de linfadenopatia ou pseudolinfoma apresenta hipercaptação em região mediastinal e hilo pulmonar; o metotrexato, cisplatina, nitrato de gálio, mecloretamina, vincristina sulfato, ferro e a quimioterapia podem gerar hipercaptação óssea, podendo diminuir a captação hepática, de tumores ou abscessos; o gluconato de cálcio, administrado por vias intramusculares, podem gerar hipercaptação em tecidos moles; a quimioterapia ou antibióticos também podem aumentar a captação no timo.
Preparo do Paciente
Esvaziamento intestinal com laxantes e/ou enemas de limpeza, exceto quando o paciente estiver em dieta líquida ou não conseguir se alimentar.
Sugestão de Protocolo de Aquisição
Aquisição de 24 a 72 horas após a administração do RF; imagens tardias de 92 horas podem ser úteis para abdome e rins; imagens precoces de 3 a 4 horas podem ser recomendadas em casos de inflamação aguda para evitar atividade intestinal intensa.
Posicionamento: decúbito dorsal horizontal, alinhado ao plano médio sagital; projeções anterior e posterior para pesquisa de corpo inteiro; em caso de patologias localizadas, de acordo com a solicitação.
Instrumentação
Equipamento: câmara gama.
Colimador: colimador para média energia, com janela de 15% em 90, 180 e 296 keV.
Matriz: 256×1024 para PCI.
Aquisição: planar, com possibilidade de SPECT.
Radiofármaco
67Ga
Preparo do Paciente
O RF se liga à transferrina presente no plasma sanguíneo e se deposita no fígado, no baço, no sistema gastrointestinal, no córtex renal nas primeiras 24 horas, e medula óssea.
Método de Administração
Endovenosa.
Sugestão de Atividade
De 4 a 6 mCi (150–220 MBq) para adultos; de 0,04 a 0,07 mCi / kg (1,5 a 2,6 MBq / kg) com uma dose mínima de 0,25 a 0,5 mCi (9 a 18 MBq) para pacientes pediátricos.
Reações Adversas
Raríssimas, entretanto, podem ser do tipo alérgicas, com manifestação cutânea e náusea.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; a atividade presente na bexiga, quando cheia, pode atrapalhar o diagnóstico de estruturas comprometidas da região.