Protocolo de Cintilografia Miocárdica com 99m Tecnécio
Indicações Clínicas
Dor torácica aguda; história de infarto agudo do miocárdio diabetes mellitus ou doença vascular periférica ou cerebral, eletrocardiograma sugestivo de isquemia, angina pectoris instável, insuficiência cardíaca descompensada, doença valvar grave, disfunção ventricular grave e escore de Framingham.
Já para a cintilografia miocárdica com teste de estresse farmacológico as indicações clínicas são: incapacidade de realizar a ergometria adequada; e anormalidades eletrocardiográficas (como Bloqueio de Ramo esquerdo ou alguma indicação especificada pelo médico solicitante).
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF; também, pacientes com síndrome coronariana aguda, hipertensão pulmonar grave, dissecção aguda da aorta, a estenose aórtica grave sintomática, a cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, arritmia descontrolada, miocardite aguda, pericardite, endocardite ativa, lesão de tronco da coronária esquerda significativa, estenose aórtica severa, distúrbios eletrolíticos, bloqueio atrioventricular de alto grau, e miocardiopatia hipertrófica obstrutiva.
Interações Medicamentosas
O RF não possui interações medicamentosas. Contudo, quando a etapa de estresse e farmacológica, o medicamento empregado pode interagir com derivados de xantina, medicamentos que incluem β-bloqueadores, nitratos e antagonistas do cálcio.
Preparo do Paciente
Suspender a cafeína 24 horas antes do exame e manter dieta com alimentos leves.
Protocolo de Aquisição
No protocolo de um dia, a aquisição da etapa de repouso é realizada de 30 a 60 minutos após a administração, em seguida é realizada a etapa de estresse, que pode ser físico ou farmacológico. No pico do esforço, injeta-se o RF e de 15 a 45 se realiza a aquisição das imagens em estresse; para o protocolo de dois dias, cada etapa é realizada em dias diferentes.
Posicionamento
Decúbito dorsal com os braços elevados; o paciente deverá ficar imóvel durante toda a aquisição.
Instrumentação
Equipamento: câmara gama com cabeças em L com eletrocardiograma.
Colimador: colimador LEAP (Low Energy All purpose) ou alta resolução, com janela de 15% centralizada em 140 keV para 99mTc.
Matriz: 64×64
Biodistribuição
O RF se liga ao tecido miocárdico, na região coronária onde há fluxo sanguíneo e sua eliminação acontece por via hepatobiliar.
Método de Administração
Endovenoso.
Sugestão de Atividade
7 mCi (259 MBq) a 9 mCi (333 MBq) para a etapa de repouso e 3 vezes maior para a etapa de estresse. Em protocolos de 2 dias, utiliza-se a mesma atividade, não devendo exercer o valor de 36 mCi (1332 MBq).
Reações Adversas
Raríssimas, mas, podem se manifestar em forma de astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito; o medicamento utilizado para induzir o estresse pode provocar reações como dor torácica, cefaléia, tontura, extrassístoles ventriculares, náusea, hipotensão e rubor.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; as imagens de perfusão por estresse farmacológico e repouso podem apresentar hipercaptação do fígado e alças intestinais, neste caso, a ingestão de alimentos gordurosos e caminhar alguns minutos contribuem para diminuir a atenuação no fígado.