Protocolo de Cintilografia de Perfusão Pulmonar
Indicações Clínicas
Diagnóstico de embolia pulmonar, avaliação de grau de doença pulmonar, quantificação de função pulmonar diferencial antes de cirurgia para câncer de pulmão, avaliação de transplante de pulmão, avaliação de estenoses arteriais pulmonares, fístulas bronco pleural, distúrbios crônicos no parênquima pulmonar e avaliação de causa de hipertensão pulmonar.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF.
Interações Medicamentosas
O RF 99mTc-MAA interage com a heparina e pode gerar falso positivo para embolia pulmonar.
Preparo do Paciente
não requer.
Protocolo de Aquisição
Realizar inicialmente a etapa de inalação e em seguida a perfusão. As projeções são adquiridas em posição supina ou em decúbito dorsal, dos planos anterior, posterior, oblíquas anteriores direita e esquerda, oblíquas posteriores direita e esquerda e laterais. Iniciar a aquisição imediatamente após a administração do RF.
Instrumentação
Câmara gama, com colimador LEAP (Low Energy All purpose) ou alta resolução, com janela de energia de 20% centrada em 140 keV; imagens em 180º se forem duas cabeças e 360º se for uma cabeça.
Biodistribuição
O RF chega ao átrio e ventrículo direito e então chega na circulação pulmonar onde as partículas são retidas. Em regiões de isquemia, pouca ou nenhuma radioatividade é captada. A meia-vida biológica no pulmão é de 2 a 3 horas. Após a administração do RF, observa-se 80% da atividade nos alvéolos Após as 24 horas, cerca de 75% é eliminado. A excreção é renal.
Atividade e Método de Administração
5 mCi (185 MBq) e 0,03 mCi/kg (1,11 MBq/kg) para pacientes pediátricos, por via endovenosa.
Reações Adversas
Muito raras e facilmente reversíveis. Contudo, podem se manifestar em astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; não é indicado retirar sangue para a seringa contendo o RF, tal ação pode causar agregação de partículas, gerando pontos quentes nas imagens.