Contilografia Miocárdica com 201TÁLIO
Indicações Clínicas
Avaliação da viabilidade miocárdica.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF; também, pacientes com síndrome coronariana aguda, hipertensão pulmonar grave, dissecção aguda da aorta, a estenose aórtica grave sintomática, a cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, arritmia descontrolada, miocardite aguda, pericardite, endocardite ativa, lesão de tronco da coronária esquerda significativa, estenose aórtica severa, distúrbios eletrolíticos, bloqueio atrioventricular de alto grau, e miocardiopatia hipertrófica obstrutiva.
Interações Medicamentosas
Nitratos e betabloqueadores produzidos pela atividade física, interferem na perfusão; doxorrubicina, lidocaína, fenitoína, propranolol, procainamida e glicosídeos cardíacos podem promover a diminuição da captação miocárdica e aumento da captação do fígado; a vasopressina interfere na perfusão em pacientes que não apresentam patologia arterial crônica, inviabilizando o diagnóstico.
Preparo do Paciente
Deve-se suspender a administração de dipiridamol, a ingestão de cafeína, cigarro, medicamentos que contenham aminofilina e teofilina desde 24 horas antes do exame.
Protocolo de Aquisição
São adquiridas imagens de 10 a 15 minutos após a administração do RF e após aproximadamente 4 horas são realizadas as imagens de redistribuição. Também é possível a aquisição de imagens tardias entre 18 e 24 horas após a injeção.
Posicionamento
Decúbito dorsal com os braços elevados; o paciente deverá ficar imóvel durante toda a aquisição.
Instrumentação
Câmara gama cabeças em L e eletrocardiograma; colimador de baixa energia e alta resolução e janela de energia entre 15% a 17% centralizada em 72 keV; e matriz:64×64.
Biodistribuição
O RF se difunde no sangue e sua captação no tecido do miocárdio é proporcional à sua perfusão. Após o início da captação, o RF se concentra de acordo com a viabilidade miocárdica. Logo, se redistribui ao longo do tempo, assim não fixa nos miócitos, sendo extraído em tecido miocárdico em áreas que eram isquêmicas quando administrado no pico de estresse. Deste modo, é possível adquirir imagens tardias. Sua excreção acontece por via renal.
Atividade e Método de Administração
3 mCi (111 MBq) por via endovenosa.
Reações Adversas
São raras e facilmente reversíveis. Mas, podem se manifestar em astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; bem como, diafragma, abdome e mamas também. Para minimizar estes artefatos, é possível realizar imagens do paciente em decúbito ventral com a cabeça lateralizada, utilizando equipamento SPECT 180º iniciando na oblíqua anterior esquerda do paciente. A realização de imagens em prono pode reduzir o movimento do paciente e a atenuação da parede inferior em comparação com a imagem em decúbito dorsal.