Protocolo de Linfocintilografia para Detecção de Linfonodo Sentinela
Indicações Clínicas
Localização do linfonodo sentinela para a avaliação de metástase linfonodal oculta, em pacientes sem indícios de comprometimento locorregional.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF.
Interações Medicamentosas
Não apresenta.
Preparo do Paciente
Não é necessário.
Protocolo de Aquisição
A hora da imagem de linfocintilografia para busca de LS depende do tempo de drenagem do RF para a cadeia linfonodal. Naturalmente, o LS aparece em torno de 30 minutos após a administração. Todavia, quando a área é massageada é estimulada a drenagem prematura do RF para o LS, levando cerca de 15 minutos para aparecer na imagem.
Posicionamento: decúbito dorsal horizontal. Deve-se levar em consideração a posição cirúrgica para o posicionamento dos MMSS.
Instrumentação
Equipamento: câmara gama.
Colimador: LEAP (Low Energy All purpose) ou alta resolução, com janela de energia de 15% em 140 keV.
Radiofármacos
Dextrana 70 (99mTc-DEX-70), o dextrana 500 (99mTc-DEX-500) ou o fitato (99mTc-fitato).
Biodistribuição
O RF migra do meio intersticial para a cadeia linfática e em seguida é depositado nos linfonodos.
Método de Administração
Subcutânea periareolar e/ou intratumoral, com auxílio de métodos de imagem adicionais.
Sugestão de Atividade
Para o 99mTc-Fitato, de 0,1 a 1 mCi (5 a 37 MBq), podendo chegar a 4mCi (150 MBq) dependendo da hora da cirurgia; quando 99mTc-Dextrana 70 ou 99mTc-Dextrana 500, este é injetado com atividade de 0,1 a 0,5 mCi (5 a 20 MBq), podendo chegar a 4 mCi (150 MBq), em um volume de 0,5 ml, dependendo da hora da cirurgia. Para injeções intratumorais, recomenda-se pequenos volumes, entre 0,05 e 0,2 ml, para não romper os tecidos.
Reações Adversas
Raríssimas, apesar disso, podem ocorrer reações alérgicas relacionadas ao 99mTc-DEX e ao 99mTc-fitato, como a manifestação de pápulas no local onde foi administrado, podendo se estender pela região administrada. Esse tipo de reação é comumente observado em administrações subcutâneas.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; a alta concentração de RF na área de administração gera o artefato estrela, este tipo de artefato pode obscurecer linfonodos circunvizinhos; cicatrizes podem impedir a migração do RF; e a imagem anterior, pode não ser suficiente para o diagnóstico, necessitando de projeções complementares, como laterais e oblíquas.