Protocolo para Captação da Tireoide
Indicações Clínicas
Avaliação do funcionamento da glândula tireoide, avaliação de hipertireoidismo, hipotireoidismo e avaliação da tireoide devido a achados anormais em outras imagens diagnósticas.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF. Também, é contraindicado caso o paciente não tenha suspendido as medicações interferentes para este exame.
Interações Medicamentosas
As interações medicamentosas podem ocorrer com: propiltiourcil, Tapazol; compostos contendo iodo, pertecnetato, brometo, perclorato, tiocianato, podem causar diminuição da captação da tireóide.
Preparo do Paciente
Dieta pobre em iodo por 15 dias anteriores ao exame, evitando o consumo de sal, peixe e frutos do mar, leite e derivados, enlatados, chocolate, alimentos com corantes vermelhos e verduras de folhas verdes, assim como devem ser suspendidas medicações que contenham iodo. No dia do exame, o paciente deve estar em jejum por 6 horas e permanecer mais uma hora após a administração.
Protocolo de Aquisição
Contagem das regiões do pescoço e quadril do paciente são feitas entre 2 e 24 horas após a ingestão do RF. Em seguida, é administrado 99mTc-pertecnetato por via endovenosa e após 20 minutos da administração, é realizada uma cintilografia da tireoide, com vista anterior e posterior da glândula. O paciente deve estar posicionado em ortostase e são adquiridas contagens durante 60 segundos da região do pescoço e em seguida do quadril para radiação de fundo.
Instrumentação
Sonda de captação (probe para captação da tireoide), ajustado para 364 keV.
Biodistribuição
A absorção é gastrintestinal e de 1 a 2 horas é captado na tireoide. Em 24 horas acontece o pico de captação. Em casos de hipertireoidismo, os valores de captação são altos, entre 2 e 24 horas da injeção; Nos casos graves, o pico acontece às 6 horas e segue em diminuição após 24 horas; Para hipotireoidismo, os valores de captação são baixos, também é comum haver captação das glândulas salivares e esôfago, em função da deglutição de saliva contendo o RF, estômago e mamas. A excreção é por via renal e intestinal.
Atividade e Método de Administração
Aproximadamente 100 μCi (3,7 MBq) de 131I, por via oral, em forma líquida ou em cápsula.
Reações Adversas
Muito raras e facilmente reversíveis. Contudo, podem se manifestar em astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito.
Artefatos
artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; a posição da sonda de captação pode gerar falso-positivo ou falso-negativo.