Protocolo para Cintilografia com Análogo da Somatostatina (OCTREO) com 99mTc
Indicações Clínicas
Diagnóstico e avaliação de tumores neuroendócrinos e avaliação do status do receptor de somatostatina.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF.
Interações Medicamentosas
Análogos da somatostatina podem promover falsos negativos.
Preparo do Paciente
Hidratação oral anteriormente e após a realização do exame e interromper tratamentos de acidificação e alcalinização da urina.
Protocolo de Aquisição
Primeira tomada de imagens em 60 minutos após a administração do RF e segunda tomada após 4 horas; posicionamento em decúbito dorsal horizontal, com braços ao longo do corpo, com suporte em imagem de varredura; projeção anterior e posterior de corpo inteiro e estáticas da região de interesse; SPECT em imagens tardias.
Instrumentação
Câmara gama, colimador LEAP (Low Energy All purpose) ou alta resolução, com janela de energia de 15% centrada em 140 keV. A matriz de 256×256 é utilizada em imagens estáticas, e 256×1024 em imagem de varredura. São adquiridas imagens planares da região de interesse e uma varredura de corpo inteiro.
Biodistribuição
O RF se distribui pela corrente sanguínea e logo se desloca para os tumores neuroendocrinos. Nesta aquisição, é normal a captação de atividade em fígado, baço, hipófise, tireóide e rins. Aproximadamente 85% da atividade excretada em 24 horas por via renal e intestinal.
Atividade e Método de Administração
10-15 mCi (370–555 MBq) de 99mTc-Octreotide, via endovenosa.
Reações Adversas
Não há.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem, a urina presente na bexiga poderá atrapalhar a interpretação das imagens.