Protocolo para Cintilografia de Glândulas Lacrimais
Indicações Clínicas
Avaliação funcional das vias lacrimais, epífora sem causa determinada, drenagem do sistema em condições fisiológicas, localização da obstrução do ducto nasolacrimal funcional, avaliação de infecções dos seios paranasais e avaliação de doenças pós-traumáticas, pós-cirúrgicas, tumores e sistêmicas que causam obstrução do ducto nasolacrimal.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF. Também, é contraindicado em casos de olhos irritados no dia do exame e incapacidade de tolerar o procedimento de imagem.
Interações Medicamentosas
Não possui.
Preparo do Paciente
Remover lentes de contato e orientar o paciente a não piscar durante o exame, em seguida, massagear os olhos antes de pingar 3 gotas de RF sobre os olhos do paciente.
Protocolo de Aquisição
O posicionamento é realizado em semiortostase, com hiperextensão cervical; a aquisição das imagens dinâmicas ocorre imediatamente após a administração o RF, pode-se massagear a região para estímulo das glândulas; são adquiridas imagens da projeção anterior das órbitas e região nasal; as imagens estáticas tardias podem ser feitas de 15, 20 e 25 minutos na posição anterior da face durante 2 minutos.
Instrumentação
Câmara gama, colimador LEAP (Low Energy All purpose) ou pinhole, com janela de 15% em 140 KeV. Matriz utilizada é 128×128 e o zoom deve ser 1,0 ou ajustado para cada paciente, ademais, as imagens podem ser feitas com magnificação. centrada em 140 keV; e matriz 256×256.
Biodistribuição
O RF é misturado às lágrimas no espaço da conjuntiva. Logo, ele é liberado para o meato inferior do nariz pelo sistema de drenagem nasolacrimal. O fluxo natural é pelos canalículos, o saco lacrimal e o ducto nasolacrimal, caso ocorra refluxo é sinal de que há obstrução.
Atividade e Método de Administração
5 mCi (185 MBq) de 99mTc pertecnetato, administrado em gotas nos olhos.
Reações Adversas
Muito raras e facilmente reversíveis. Contudo, podem se manifestar em astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem, o derramamento do RF pode causar artefatos fora dos olhos.