Protocolo para Cintilografia para Esvaziamento Gástrico
Indicações Clínicas
Gastroparesia diabética, avaliação do esvaziamento gástrico acelerado e retardado, dumping, úlcera gástrica e tumores, avaliação de náuseas e vômitos, desconforto abdominal e avaliação da perda de peso.
Contraindicações
Contraindicado em pacientes alérgicos aos componentes que irão ser administrados.
Interações Medicamentosas
O RF 99mTc-estanho coloidal interage com nifedipino, agonistas beta-adrenérgicos, isoproterenol, teofilina, anticolinérgicos, levodopa, diazepam, antidepressivos tricíclicos, fenotiazina, progesterona e contraceptivos orais. o 99mTc-enxofre coloidal, podem ocorrer com: atropina causando um aumento no refluxo, betanecol, antiácido oral ou composto antiacidanato oral; as interações medicamentosas com 99mTc-FITATO ocorrem com andrógenos, estrógenos, compostos com alumínio ou magnésio, anestésicos halogenados, glucocorticóides, heparina, vitamina B12, imunossupressores, atropina, betanecol, analgésicos, narcóticos e nutrição parenteral total.
Preparo do Paciente
4 horas de jejum para pacientes pediátricos e 8 horas para adultos.
Protocolo de Aquisição
O posicionamento para para esvaziamento gástrico de líquido é em supino e para sólido em decúbito dorsal; a aquisição das imagens acontece imediatamente após ingestão do alimento ou líquido marcado; são realizadas imagens estáticas na anterior, FOV incluindo tórax em caso de pesquisa de refluxo gastroesofágico, e imagens em posterior de abdome; as imagens duram até 2 horas, nas projeções anterior e posterior, com 1 minuto e intervalo de 15 minutos; a aquisição das imagens dinâmica em paciente pediátricos dura 60 minutos e para esvaziamento rápido, é realizada 1 imagem por minuto, por aproximadamente 45 minutos.
Instrumentação
Câmara gama, colimador LEAP (Low Energy All purpose) ou alta resolução, em janela de 15% em 140 KeV;matriz de 128×128.
Biodistribuição
Quando administrado em forma líquida, se acumula na região de fundo gástrico; quando administrado em forma sólida, o esvaziamento acontece mais rápido.
Atividade e Método de Administração
De 0,5 a 1,0 mCi (18,5 e 37 MBq), de 99mTc-enxofre coloidal,99mTc-FITATO ou 99mTc-DTPA, via oral, misturado com ovos ou pão, em caso de esvaziamento sólido; para esvaziamento líquido, misturado ao leite.
Reações Adversas
Muito raras e facilmente reversíveis. Contudo, podem se manifestar em astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem; artefatos de movimentação devido a dificuldade de deglutição, êmese após a ingestão ou caso o paciente tenha comido apenas antes do estudo de refluxo gastroesofágico.