Protocolo para Cintilografia para Mucosa Gástrica Ectópica
Indicações Clínicas
Duplicação gastrointestinal, antro gástrico retido, esôfago de Barret, detecção de sangramento gastrointestinal, avaliação da dor abdominal, avaliação de sangramento, diverticulite ou obstrução intestinal causada por intussuscepção invaginação e volvo, divertículo de Meckel.
Contraindicações
Contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade à algum composto presente no RF. Também, é contraindicado para pacientes que receberam tratamento in vivo com hemácias marcadas.
Interações Medicamentosas
Metoclopramida, propantelina, atropina, analgésicos narcóticos, a cimetidina, pentagrastrina e glucagon e compostos de alumina.
Preparo do Paciente
4 horas em jejum antes do exame; administração de cimetidina ou ranitidina 2 dias antes do estudo.
Protocolo de Aquisição
O posicionamento é realizado em decúbito dorsal, com MMSS elevados, o umbigo deve estar centralizado no FOV, incluindo a pelve e o estômago; a aquisição das imagens de fluxo deve ser realizada imediatamente após a administração do RF, com imagens a cada 4 segundos, durante 1 minuto, das projeções; aquisição de imagens estáticas da projeção anterior, pós miccional; aquisição de sequência dinâmica, durante 45 minutos, com 1 minuto por frame; e imagens estáticas com projeções laterais e oblíquas, podem ser necessárias de acordo com os achados nas imagens anteriores.
Instrumentação
Câmara gama, colimador LEAP (Low Energy All purpose) ou alta resolução, com janela de 15% em 140 KeV, com matriz de 128×128.
Biodistribuição
O RF se liga às proteínas plasmáticas de tecidos da mucosa gástrica ectópica, glândulas salivares, glândulas tireóide e plexo coróide. Após ser administrado por via endovenosa, é liberado na luz do órgão pelas células caliciformes. A excreção ocorre principalmente por via urinária.
Atividade e Método de Administração
De 5 a 10 mCi (185 a 370 MBq) de 99mTc-Pertecnetato. Para pacientes pediátricos é adotada a seguinte equação: 0,2 a 0,3 mCi/kg (7,4 a 11,1MBq/kg). A administração é realizada por via endovenosa.
Reações Adversas
Muito raras e facilmente reversíveis. Contudo, podem se manifestar em astenia, calafrios, hipotensão, náuseas, urticárias, vertigem e vômito.
Artefatos
Artefatos metálicos podem atenuar a radiação, impedindo a formação da imagem, atividade renal precoce, mucosa gástrica ectópica não associada, acúmulo de sangue na inflamação, bexiga cheia, laxantes, endoscopia que causa irritação intestinal ou tumores podem causar leitura falso-positiva para divertículo de Meckel. Falso-negativos se o paciente tiver realizado exames fluoroscópico com bário ou tiver sido administrado perclorato.